As palavras cena e sena existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Cena se refere ao lugar onde uma ação ocorre, à própria ação ou acontecimento e a um cenário ou paisagem, sendo muito usada no âmbito da representação teatral.
Sena se refere, na sua utilização mais habitual, a um conjunto de seis: face do dado com seis pontos, peça do dominó com duas senas, carta do baralho com o número seis, lotaria com seis números,…
Cena tem sua origem na palavra em latim scena e é sinônimo de acontecimento, lance, episódio, cenário, palco, local, espaço, panorama e paisagem. Pode ainda indicar um escândalo, escarcéu, fingimento e dissimulação.
Sena tem sua origem na palavra em latim sena e é sinônima de seis. Com sentido mais reduzido, pode indicar também o nome de um povo indígena de Moçambique, em África e o nome botânico de várias árvores, arbustos e ervas da família Senna ou Sene.
As palavras sena e cena são pronunciadas da mesma forma, mas são escritas de forma diferente e apresentam significados diferentes. Palavras deste gênero são chamadas de palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: