Censura, censsura ou sensura

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é censura. As palavras censsura e sensura estão erradas. Devemos usar o substantivo feminino censura sempre que quisermos referir uma crítica moral, política ou religiosa. Indica ainda qualquer tipo de proibição, restrição ou repreensão. Censura pode significar também as pessoas que censuram, ou seja, a comissão de censores. Enquanto verbo, censura é uma forma conjugada do verbo censurar.

Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, o grafema s pode assumir diversos valores. Quando aparece no início das palavras ou no meio das palavras em posição não intervocálica, ou seja, sem ser entre duas vogais, assume a pronúncia s: sapato, sílaba, pensar, censo, … Quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, desânimo, liso,… Para que se mantenha a pronúncia s no meio das palavras, entre vogais, é necessário que se duplique a consoante s, ficando ss, como em pássaro, missa, massa, … No caso de censura, assume a pronúncia s, não sendo necessário que se escreva com ss porque não se encontra en proibição tre duas vogais, mas sim entre uma consoante e uma vogal, tal como censurar, censurado, censurável, censor, … 

A palavra censura tem sua origem na palavra em latim censura. É uma palavra muito utilizada para referir controle de informação, havendo obras literárias e artísticas que não são exibidas publicamente por não cumprirem critérios religiosos, políticos e morais. Censura é sinônimo de controle, restrição, proibição, reprovação, crítica, apreciação, julgamento, repreensão, advertência, reprimenda e censores, entre outros.

Exemplos:

  • Durante muitos anos esta música foi proibida pela censura.
  • Tanta censura! Pare de me criticar e me deixe fazer as coisas como quero!
  • Serão discutidos todos os assuntos, sem censura.

Censura pode ser também a forma conjugada do verbo censurar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.

Verbo censurar – Presente do indicativo:
(Eu) censuro
(Tu) censuras
(Ele) censura
(Nós) censuramos
(Vós) censurais
(Eles) censuram

Verbo censurar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) censura
(Ele) censure
(Nós) censuremos
(Vós) censurai
(Eles) censurem

Exemplos:

  • Rede social censura fotografias com caráter sexual.
  • O filho censura a mãe por comportamento escandaloso.
  • Censura esse conteúdo, imediatamente!
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também