Cérebro ou célebro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cérebro. A palavra célebro está errada. O substantivo masculino cérebro se refere ao órgão mais importante do sistema nervoso central dos animais, ou seja, à maior parte do encéfalo. Refere-se também à capacidade intelectual das pessoas, sendo sinônimo de inteligência, gênio, intelecto, cuca, percepção, entendimento, mente,… Pode indicar ainda um mentor intelectual, ou seja, o cabeça da atividade, bem como juízo, siso, tino.

A errada pronúncia de célebro em vez de cérebro é um erro de fonética e se deve a uma troca entre a consoante r e a consoante l. Este tipo de erro é frequente no português, sendo considerado um erro de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

A palavra cérebro tem sua origem na palavra em latim cerebrum, devendo assim ser escrita com r na segunda sílaba, não com l (cé-re-bro). Também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de cérebro, como cerebral, cerebralizar, cerebrino, cerebrite, cerebração,…

Exemplos:
Devemos exercitar nosso cérebro com leitura, memorização, cálculos,…
O cérebro humano se divide no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito.
O cérebro masculino é maior do que o cérebro feminino.

Não confundir!
Não existe a palavra célebro, mas existe a palavra celebro, forma conjugada do verbo celebrar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu celebro. A sílaba tônica da palavra celebro é a sílaba le, sendo uma palavra paroxítona.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também