A forma correta de escrita da palavra é certeza, com z. A palavra certesa, com s, está errada. O substantivo feminino certeza pode indicar uma convicção, uma segurança interior verdadeira, um conhecimento comprovado, uma garantia ou uma afirmação.
Certeza é sinônimo de convicção, confiança, segurança, indubitabilidade, acerto, asseveração e veracidade, entre outros.
A palavra certeza é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Ocorre, assim, a junção do sufixo –eza ao adjetivo certo: certo + -eza.
O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Neste caso, a qualidade do que é certo. No português, existem várias palavras formadas a partir desse sufixo.
A dúvida na escolha das consoantes s ou z ocorre porque o grafema s, quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso,…
Além disso, existe também o sufixo -esa, usado na escrita de adjetivos pátrios, títulos de nobreza, profissões,...
A palavra certeza é muito utilizada na locução adverbial com certeza, escrita de forma separada, indicando uma afirmação, uma convicção, uma probabilidade ou uma expressão entusiástica.