A forma correta de escrita da palavra é certeza. A palavra serteza está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino certeza sempre que quisermos referir a qualidade do que é certo. Refere-se a uma afirmação, a uma convicção, a uma segurança interior verdadeira, a um conhecimento comprovado, a uma garantia.
É sinônima de convicção, confiança, segurança, veracidade, indubitabilidade, acerto, asseveração, entre outros.
A palavra certeza é formada a partir de derivação sufixal, ocorrendo a junção do adjetivo certo mais o sufixo –eza: certo + -eza.
O adjetivo certo, por sua vez, tem origem na palavra em latim certus, Assim, de acordo com seu étimo latino, certeza deverá ser escrita com c inicial e não com s.
As palavras cognatas de certo e certeza deverão ser também escritas com c inicial, como certamente, certeiro e certeiramente.
A dúvida na escolha das consoantes s ou c ocorre porque embora o som s seja representado principalmente pela letra s, pode ser também representado por outras letras, como c.
A palavra certeza é muito utilizada na locução adverbial com certeza, escrita de forma separada, indicando uma afirmação, uma convicção, uma probabilidade ou uma expressão entusiástica.