O substantivo cessação se refere ao ato de cessar, ou seja, parar, terminar, interromper. É uma palavra muito utilizada pelos falantes, principalmente no âmbito judicial e laboral, como a cessação de contratos, benefícios, subsídios,… Já o substantivo sessação tem uma utilização reduzida, significando o ato de passar por uma peneira de palha, ou seja, peneirar.
Exemplos:
Cessação pode ter sua origem na palavra em latim cessatione ou ser formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ção ao verbo cessar: cessar + -ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação. Assim, cessação é sinônimo de interrupção, parada, suspensão, cessamento, fim, termo, término, acabamento, descontinuação, supressão e anulação, entre outros.
Exemplos:
Todas as palavras cognatas de cessação deverão ser também escritas com c inicial e ss: cessação, cessar, cessado, cessamento, cessante, cessável,…
Sessação é também formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ção ao verbo sessar: sessar + -ção. Significando apenas o ato de peneirar, tem uma utilização muito reduzida.
Exemplos:
Todas as palavras cognatas de sessação deverão ser também escritas com s inicial e ss: sessação, sessar, sessado, sessamento,…
Os substantivos femininos cessação e sessação apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: cessação e sessação, tachar e taxar, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…