Chantageia ou chantagia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é chantageia. A palavra chantagia está errada. Chantageia é a forma conjugada do verbo chantagear na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. O verbo chantagear se refere ao ato de fazer chantagem, ou seja, de extorquir dinheiro ou favores mediante ameaça a alguém ou de oferecer agrados ou represálias para conseguir alguma coisa.

Exemplos:
Aquele menino chantageia sua própria mãe para conseguir o que quer.
O diretor da empresa chantageia o funcionário e faz ameaças com seu despedimento.

O verbo chantagear é formado a partir de derivação sufixal, onde o sufixo verbal –ar é acrescentado ao substantivo chantagem, alterando o seu significado. Na língua portuguesa, os verbos terminados em –ear, como chantagear, se escrevem com i nas suas formas rizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica está no radical da palavra.

Presente do indicativo – verbo chantagear:
(Eu) chantageio
(Tu) chantageias
(Ele) chantageia
(Nós) chantageamos
(Vós) chantageais
(Eles) chantageiam

Imperativo – verbo chantagear:
(Eu) ---
(Tu) chantageia
(Ele) chantageie
(Nós) chantageemos
(Vós) chantageai
(Eles) chantageiem

Além das formas supracitadas no presente do indicativo e no imperativo, também se escrevem com i as formas rizotônicas do presente do subjuntivo.

Presente do subjuntivo – verbo chantagear:
(Que eu) chantageie
(Que tu) chantageies
(Que ele) chantageie
(Que nós) chantageemos
(Que vós) chantageeis
(Que eles) chantageiem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também