As palavras cheque e xeque têm significados diferentes. Como apresentam a mesma pronúncia, geram dúvidas na sua escrita.
Cheque se refere a um documento escrito com uma ordem de pagamento, equivalente a dinheiro:
Cheque é também uma forma conjugada do verbo checar:
Xeque se refere a uma situação perigosa ou a um contratempo, indicando que algo que está em risco. É uma palavra muito usada no xadrez:
Xeque se refere também a um xeique, ou seja, a um chefe muçulmano:
Cheque, com ch, se refere a uma ordem de pagamento escrita, sinônima de pré-datado e rescrição.
A palavra cheque tem sua origem na palavra em inglês check. É um estrangeirismo aportuguesado para cheque com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa. Deve, assim, ser escrita com ch na primeira sílaba.
Cheque é também a forma conjugada do verbo checar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo checar indica o ato de verificar ou conferir algo, bem como de fazer uma comparação.
Verbo checar - Presente do subjuntivo:
(que eu) cheque
(que tu) cheques
(que ele) cheque
(que nós) chequemos
(que vós) chequeis
(que eles) chequem
Verbo checar - Imperativo:
--- (eu)
checa (tu)
cheque (você)
chequemos (nós)
checai (vós)
chequem (vocês)
Xeque, com x, indica que há uma circunstância arriscada ou perigosa, indicando que algo está ameaçado, em risco ou sendo posto em dúvida. É sinônimo de risco, ameaça, perigo, contratempo, contrariedade, entrave e estorvo.
No jogo de xadrez, a palavra xeque é usada para indicar um ataque ao rei adversário. O xeque-mate é o lance de ataque ao rei que o deixa sem escapatória ou defesa possível, terminando a partida.
Xeque pode significar também um soberano árabe, bem como um chocalho feito com sementes ou pedras, como um ganzá.
A palavra xeque tem sua origem na palavra árabe xah, de origem persa, que significa rei, devendo assim ser escrita com x na primeira sílaba.
As palavras cheque e xeque são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: