Chinfrim ou xinfrim: como se escreve corretamente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é chinfrim. A palavra xinfrim está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa insignificante e reles ou uma balbúrdia, algazarra (existem dois significados bem distintos), devemos utilizar a palavra chinfrim.

A origem da palavra chinfrim é incerta, mas sabemos que se escreve com ch e não com x, tal como todas as palavras desta mesma família: chinfrineiro, chinfrinado, chinfrinar, chinfrineira, chinfrinice, chinfrinada.

A palavra chinfrim pode ser em algumas situações um substantivo comum do gênero masculino (o chinfrim) e em outras um adjetivo uniforme, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a camisa chinfrim/o casaco chinfrim).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –m são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: ruim, virgem, comum.

Chinfrim, enquanto adjetivo uniforme, significa algo que é insignificante, reles, ordinário.

Exemplos

  • Não me vou preocupar mais isso, ele sempre foi uma pessoa chinfrim.
  • Nem pense que vou usar este vestido tão chinfrim!


Chinfrim, enquanto substantivo comum masculino, significa balbúrdia, algazarra, confusão, um baile popular.

Exemplos

  • Ela não gostou e chegou fazendo o maior chinfrim.
  • Está rolando um chinfrim muito animado!
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também