As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. O substantivo masculino cinto indica, principalmente, uma faixa de couro ou de outro tecido usada para segurar as calças. Sinto é a forma conjugada do verbo sentir na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Exemplos:
O substantivo masculino cinto tem sua origem na palavra em latim cinctus, devendo assim ser escrito com c inicial. Refere-se, principalmente, a uma faixa de couro ou de outro tecido usada para segurar as calças. Significa também uma faixa de pano que reforça a cintura de vestuários, qualquer coisa que circunda, uma cerca que limita um espaço e o próprio espaço limitado.
Exemplos:
O verbo sentir é muito utilizada pelos falantes, possuindo uma vasta significação. Refere-se ao ato de perceber, experimentar, estar, lamentar, pressentir, supor, ofender-se, considerar e apreender, entre outros. Tendo sua origem na palavra em latim sentire, deve ser escrito com s inicial.
Verbo sentir – Presente do indicativo:
(Eu) sinto
(Tu) sentes
(Ele) sente
(Nos) sentimos
(Vos) sentis
(Eles) sentem
Exemplos:
As palavras cinto e sinto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: cinto e sinto, conserto e concerto, cela e sela, cozer e coser, acento e assento,…