Com licença e dá licença são formas educadas e correntemente usadas para pedir algum tipo de permissão. São demonstrações de cortesia.
Com licença é uma expressão muito usada para pedir uma permissão, que pode ser para passar, entrar, sair, falar,... É um gesto cortês, que demonstra educação.
Exemplos de com licença:
Esta expressão pode ser alargada com a introdução de pronomes possessivos e at+e um artigo a determinar o pronome possessivo:
Não. Embora seja usual ouvirmos frases como: pede com licença ou vou pedir com licença, essa construção frásica não é aconselhada, sendo suficiente pedir licença.
Exemplos com pedir licença:
Dá licença é a forma mais corrente da interrogação: Dá-me licença? Como no Brasil a próclise é mais utilizada do que a ênclise, o mais comum é a utilização do pronome em próclise: Me dá licença? ou a própria eliminação do pronome oblíquo: Dá licença?
Dar licença significa permitir ou consentir algo. Assim, ao formular essa pergunta, o emissor pede uma autorização: para passar, para entrar, para falar, para sair,...
Exemplos com dá licença:
Nesta construção ocorre a omissão do pronome de tratamento você, que se encontra subentendido: Me dá licença, por favor? ou Você me dá licença, por favor?
Se dá licença for usado como uma ordem e não como uma pergunta, o verbo dar deverá ser conjugado no imperativo e adequado à pessoa do discurso: dá tu, dê você, deem vocês.
A expressão dá licença, além de cortesia, pode indicar também rispidez e ironia, conforme a entonação com que é pronunciada. É muitas vezes usada para indicar que a outra pessoa está interrompendo uma fala ou que a outra pessoa está incomodando.