As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Os seus significados são, contudo, diferentes, devendo ser usados em situações diferentes. Comece é uma forma conjugada do verbo começar. Comesse e come-se são formas conjugadas do verbo comer.
Exemplos:
A pronúncia das três palavras é diferente. Em comece, a sílaba tônica é a sílaba me, sendo pronunciada com a vogal e aberta. Em comesse, a sílaba tônica também é a sílaba me, mas a vogal e é fechada. Em come-se, a sílaba tônica é a sílaba co.
Comece é a forma conjugada do verbo começar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo começar indica o ato de dar início a alguma coisa, sendo sinônimo de iniciar e principiar.
Verbo começar - Presente do subjuntivo:
(Que eu) comece
(Que tu) comeces
(Que ele) comece
(Que nós) comecemos
(Que vós) comeceis
(Que eles) comecem
Verbo começar - Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) começa
(Ele) comece
(Nós) comecemos
(Vós) começai
(Eles) comecem
Exemplos:
Comesse está no pretérito imperfeito do subjuntivo. Esse tempo verbal é muito utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. É sempre escrito com ss nas suas terminações.
Verbo comer - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) comesse
(Se tu) comesses
(Se ele) comesse
(Se nós) comêssemos
(Se vós) comêsseis
(Se eles) comessem
Exemplos:
Em come-se, havendo uma indeterminação do sujeito, o verbo é conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular. Neste caso, o verbo está conjugado no presente do indicativo.
Verbo comer - Presente do indicativo:
(Eu) como
(Tu) comes
(Ele) come
(Nós) comemos
(Vós) comeis
(Eles) comem
Exemplos: