Comigo ou com migo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita é comigo, escrito de forma junta. Com migo, escrito de forma separada, está errado. Comigo e mim são pronomes pessoais oblíquos tônicos indicativos da 1.ª pessoa do singular.

Os pronomes pessoais oblíquos assumem a função de objeto indireto da oração, sendo sempre precedidos por uma preposição. Com diversas preposições deverá ser usado o pronome mim: para mim, de mim, sem mim, por mim, até mim,... Contudo, com a preposição com ocorre contração, originando o pronome comigo.
 
O pronome oblíquo comigo indica, principalmente, algo feito na companhia de quem fala, mas indica também algo na posse de quem fala, no interior de quem fala, ao cuidado de quem fala,  ao mesmo tempo de quem fala,...

Exemplos de comigo

  • Ele vai comigo, não se preocupe.
  • O livro não está comigo.
  • Não conte comigo para fazer essa ilegalidade.
  • Meu pai perdeu a paciência comigo.
  • Você quer casar comigo?
  • Essa música mexe comigo.

Com eu e sem eu está errado

As construções com eu e sem eu estão erradas porque o pronome pessoal reto eu só deverá ser usado com função de sujeito da oração. Com as preposições com e sem deverão ser usados pronomes pessoais oblíquos que assumem função de objeto indireto, sendo correto dizer comigo e sem mim.

 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também