Comparecer ao ou comparecer no
Flávia Neves
Professora de Português
A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.
Exemplos com comparecer a
- Não conseguirei comparecer à reunião.
- O réu compareceu à audiência?
- Ninguém acreditou que ela compareceria à sessão informativa.
- O diretor da empresa não compareceu ao evento.
- Por que você não compareceu ao serviço?
Exemplos com comparecer em
- Não conseguirei comparecer na reunião.
- O réu compareceu na audiência?
- Ninguém acreditou que ela compareceria na sessão informativa.
- O diretor da empresa não compareceu no evento.
- Por que você não compareceu no serviço?
Atenção!
Usa-se a preposição em para indicar que alguém compareceu em público.
Nota: No português europeu há uma preferência pelo uso da preposição em para indicar lugares concretos (comparecer no edifício, no escritório, na instituição, na empresa,…) e pelo uso da preposição a para indicar eventos (comparecer à aula, à reunião, ao evento, ao encontro,…).
Comparecer e a preposição com
Com o sentido de contribuir com dinheiro ou com alguma outra coisa, o verbo comparecer estabelece regência com a preposição com:
- Ele vai comparecer com cem reais.
- Ele vai comparecer com o dinheiro necessário.
- Ele vai comparecer com duas sobremesas.
- Ele vai comparecer com alimentos para famílias carenciadas.
Comparecer como verbo intransitivo
Com o sentido de aparecer ou de se apresentar em algum lugar, o verbo comparecer atua também como verbo intransitivo, não sendo necessária a junção de um complemento verbal que complete o seu sentido:
- Ele tem comparecido todos os dias.
- Não se esqueça de comparecer na terça-feira.
- Eu disse que compareceria e compareci!
Palavra relacionada: comparecer.
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.
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