As palavras conseguimos e conseguirmos existem e estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo conseguir na 1.ª pessoa do plural: nós. Estão, porém, conjugadas em tempos verbais diferentes. Conseguimos pode indicar o presente ou pretérito perfeito do indicativo. Conseguirmos pode indicar o futuro do subjuntivo ou o infinitivo impessoal.
Conseguir se refere ao ato de ser capaz, de realizar alguma coisa com sucesso. É sinônimo de alcançar, obter, conquistar e ganhar, entre outros.
O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. Pode ser usado ainda para indicar uma ação que ocorrerá num futuro próximo ou enfatizar fatos ocorridos no passado, num relato dos mesmos.
Verbo conseguir – Presente do indicativo:
(Eu) consigo
(Tu) consegues
(Ele) consegue
(Nós) conseguimos
(Vós) conseguis
(Eles) conseguem
Exemplos:
O pretérito perfeito do indicativo é usado principalmente para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
Verbo conseguir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) consegui
(Tu) conseguiste
(Ele) conseguiu
(Nós) conseguimos
(Vós) conseguistes
(Eles) conseguiram
Exemplos:
O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro. Pode ser utilizado também para indicar o desejo que algo aconteça ou a possibilidade que algo aconteça.
Verbo conseguir – Futuro do subjuntivo:
(Quando eu) conseguir
(Quando tu) conseguires
(Quando ele) conseguir
(Quando nós) conseguirmos
(Quando vós) conseguirdes
(Quando eles) conseguirem
Exemplos:
O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que há um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca.
Verbo conseguir – Infinitivo pessoal:
(Eu) conseguir
(Tu) conseguires
(Ele) conseguir
(Nós) conseguirmos
(Vós) conseguirdes
(Eles) conseguirem
Exemplos: