Conspurcar ou compuscar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é conspurcar. A palavra compuscar está errada. O verbo conspurcar refere-se ao ato de sujar, principalmente, algo que é precioso e deve ser conservado. Significa também o ato de desonrar e difamar, atingindo a integridade de alguém. Indica ainda o ato de corromper, perverter e aviltar, fazendo com que algo ou alguém perca suas boas qualidades, como a integridade, a dignidade, o respeito, a honra,...

Exemplos:

  • Você não pode conspurcar meus livros novos com suas mãos sujas!
  • Você não conseguirá conspurcar a mente de meu filho com suas ideias imorais.
  • A televisão consegue, facilmente, conspurcar a integridade de uma pessoa.

O verbo conspurcar tem sua origem na palavra em latim conspurcare, devendo ser escrito de acordo com este étimo latino, bem como todas as suas formas conjugadas e palavras cognatas. O erro na escrita do verbo conspurcar deve-se à difícil pronúncia da palavra, que induz os falantes em erro.

Palavras da mesma família: conspurcar, conspurcado, conspurcação, conspurcável, conspurcador,...
Verbo conspurcar – Futuro do presente do indicativo:
(Eu) conspurcarei
(Tu) conspurcarás
(Ele) conspurcará
(Nós) conspurcaremos
(Vós) conspurcareis
(Eles) conspurcarão
 
Conspurcar é sinônimo de: sujar, manchar, macular, desonrar, difamar, caluniar, corromper, perverter e aviltar, entre outros.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também