As palavras contenção e contensão existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora alguns dicionários afirmem que são palavras sinônimas em alguns dos seus sentidos, apresentam maioritariamente sentidos distintos, devendo ser usadas em situações diferentes.
Contenção indica principalmente o ato de conter: contenção de despesas, contenção de custos, contenção de esforços. Pode indicar também uma luta ou discussão.
Contensão indica um grande esforço intelectual, concentração, atenção e aplicação.
O substantivo feminino contenção é o mais usado. Indica, principalmente, o ato de conter algo, sendo sinônimo de controle, restrição, comedimento, moderação e continência. Indica também um desentendimento verbal ou um confronto físico, sendo sinônimo de discussão, desentendimento, altercação, contenda, luta, briga, combate e confronto.
A palavra contenção, com significado de contenda ou desentendimento, tem sua origem na palavra em latim contentionis. Poderá também ser formada a partir de derivação sufixal, transmitindo a ideia de conter alguém, de impedir alguma coisa. Neste caso, foi acrescentado o sufixo -ção ao verbo conter. O sufixo nominal -ção forma substantivos a partir de verbos, se referindo à ação resultante do próprio verbo.
O substantivo feminino contensão indica um grande esforço intelectual, nomeadamente para a obtenção de conhecimento. É sinônimo de concentração, atenção, esforço, aplicação, dedicação e mobilização.
A palavra contensão poderá ser formada a partir de derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo com- ao substantivo tensão: com- + tensão = contensão. O prefixo com-, de origem latina, transmite uma ideia de companhia.
Contenção e contensão são palavras homófonas. Embora sejam pronunciadas da mesma forma, são escritas de forma diferente e apresentam significados diferentes.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas.