A forma correta de escrita da palavra é contracheque, escrita junta. A palavra contra-cheque, hifenizada, está errada. O substantivo masculino contracheque de refere ao documento que autoriza e comprova o recebimento do salário pelo funcionário.
Contracheque é sinônimo de recibo de vencimento e holerite.
Contracheque é uma palavra formada por derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. No caso em questão, foi acrescentado o prefixo contra- ao substantivo cheque: contra- + cheque = contracheque.
As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo contra- é de origem latina e pode significar uma negação ou um ato conjunto.
Segundo o atual acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, ocorrendo a duplicação das consoantes s e r quando necessário para manutenção da pronúncia.
Exemplos sem hífen:
Exemplos com hífen:
Exemplos sem hífen com ss e rr: