A forma correta de escrita da palavra é contraindicação, escrita de forma junta, sem hífen. A palavra contra indicação, separada, e a palavra contra-indicação, com hífen, estão erradas.
Certo: contraindicação
Errado: contra indicação
Errado: contra-indicação
O substantivo feminino contraindicação indica aquilo que está contraindicado, ou seja, algo que está desaconselhado por poder trazer consequências negativas ou que se opõe a uma indicação anterior. No âmbito médio, é muito usado para indicar que pode ser prejudicial o uso de algum medicamento ou intervenção médica.
Contraindicação é uma palavra formada por derivação prefixal, tendo sido acrescentado o prefixo contra- ao substantivo indicação: contra- + indicação = contraindicação. O prefixo contra- é de origem latina e indica uma negação.
Anteriormente escrita com hífen, a palavra contraindicação sofreu alterações na sua forma com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos com hífen:
Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, ocorrendo a duplicação das consoantes s e r quando necessário para manutenção da pronúncia.
Exemplos sem hífen:
Exemplos sem hífen com ss e rr: