Coceguinha é o diminutivo de cócega.
Cosquinha é o diminutivo de cosca, forma sincopada de cócega.
Todas essas palavras são maioritariamente usadas no plural:
Esses substantivos se referem à sensação de riso provocada por toques leves e repetitivos em algumas partes do corpo, como barriga, pés e pescoço.
O grau diminutivo dos substantivos é usado maioritariamente para indicar um tamanho mais pequeno de alguma coisa. Contudo, pode ser usado também para transmitir uma ideia de carinho e afeto, bem como de menosprezo e troça, conforme a entonação conferida à palavra no grau diminutivo.
A principal forma de construção do grau diminutivo é pela junção de um sufixo diminutivo, sendo os sufixos -inho e -zinho os mais utilizados.
As palavras coceguinhas e cosquinhas são formadas através da junção do sufixo diminutivo -inho, flexionado no feminino e no plural, ocorrendo adaptação ortográfica para manutenção da pronúncia:
coceguinhas = cócega + -inhas;
cosquinhas = cosca + -inhas.
A palavra coceguinhas é escrita sem acento gráfico na primeira sílaba. Com a junção do sufixo diminutivo, a sílaba co deixa de ser a sílaba tônica, passando a ser a sílaba gui.
Segundo as regras ortográficas do português, não ocorre a acentuação de sílabas subtônicas de palavras derivadas, como em: