As formas verbais crê e crer existem e estão corretas. A palavra cre está errada.
Crê é a forma conjugada do verbo crer na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele crê) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (crê tu).
Exemplo: Ele crê em Deus.
Crer é a forma do verbo no infinitivo.
Exemplo: Crer em Deus faz parte da minha educação.
A dúvida no uso de crer e crê reside em quando utilizar uma ou a outra forma verbal, ou seja, quando se deve utilizar a forma no infinitivo (crer) e quando se deve utilizar a forma no presente do indicativo (crê).
Este erro acontece porque, numa fala quotidiana, o r final das formas verbais no infinitivo não é pronunciado (crê em vez de crer, vê em vez de ver, dá em vez de dar, está em vez de estar,…), ficando as duas palavras com a mesma pronúncia.
Crer, no infinitivo impessoal, deverá ser usado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e quando não houver um sujeito definido.
Dica!
Uma forma fácil de resolver a dúvida é pela substituição do verbo crer pelo verbo acreditar: Pode crer ou pode crê no que eu disse?
Pode crer = pode acreditar (certo)
Pode crê = pode acredita (errado)
Forma correta: Pode crer no que eu disse.
Crê, no presente do indicativo, deverá ser usado principalmente para indicar uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também, entre outros usos, uma ação habitual, uma característica do sujeito e um estado permanente de uma situação.
Verbo crer - Presente do indicativo:
(Eu) creio
(Tu) crês
(Ele) crê
(Nós) cremos
(Vós) credes
(Eles) creem
Crê, no imperativo afirmativo, deverá ser usado para indicar uma ordem, conselho, solicitação ou súplica.
Verbo crer - Imperativo:
--- (eu)
crê (tu)
creia (você)
creiamos (nós)
crede (vós)
creiam (vocês)
Esta mesma dúvida ocorre também com os verbos ler, ver, dar e estar, uma vez que a pronúncia das formas no infinitivo fica similar às formas acentuadas na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo.
O verbo crer tem sua origem na palavra em latim credere e indica, principalmente, o ato de ter fé, de ser crente e de acreditar como verdadeiro. Pode se referir também ao ato de julgar ou supor alguma coisa, tomando algo como provável.
Assim, crer é sinônimo de acreditar, confiar e contar, bem como de julgar, supor, pensar, presumir, achar, considerar, imaginar e calcular.
Muitas vezes o verbo crer é confundido com o verbo querer. Isso ocorre quando há uma pronúncia mais fechada e rápida, sendo os dois verbos lidos de forma muito parecida.
Se as sílabas forem pronunciadas de forma clara essa semelhança entre os dois verbos desaparece: