cruel

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Cruel

adjetivo Que expressa maldade, tirania; que se satisfaz fazendo o mal, maltratando ou atormentando; desumano: ditador cruel.[Por Extensão] Que não é capaz de perdoar; não flexível; inflexível, implacável.[Por Extensão] Que se comporta severamente; que age com rigor; rigoroso.[Por Extensão] Que provoca horror; que causa repulsa; hediondo: crime cruel.[Por Extensão] Em que há ou pode haver sofrimento, dor, infelicidade; doloroso: futuro cruel.[Por Extensão] Causador de infelicidade; razão de infortúnio; trágico: doença cruel.Quem sente prazer em derramar sangue, em causar sofrimento físico; cruento.[Gramática] Superlativo Absoluto Sintético de cruel.: crudelíssimo ou cruelíssimo.Etimologia (origem da palavra cruel). A palavra cruel deriva do latim "crudelis,e", que se satisfaz com sangue, com o sofrimento alheiro; inexorável.

Antônimos de Cruel

Cruel é o contrário de: clemente, humano, misericordioso

Definição de Cruel

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros
Separação silábica: cru-el
Plural: cruéis

Frases com a palavra cruel

Fonte: Pensador
O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.
- Arthur Schopenhauer
Sem amor por si mesmo, o amor pelos outros também não é possível. O ódio por si mesmo é exactamente idêntico ao flagrante egoísmo e, no final, conduz ao mesmo isolamento cruel e ao mesmo desespero.
- Hermann Hesse

Exemplos com a palavra cruel

Em reação à nota da enfermeira, o hospital disse que Saldanha foi "vítima de uma brincadeira cruel". Folha de S.Paulo, 14/12/2012
Os quatro acusados são acusados de homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, com emprego de meio cruel e com impossibilidade de defesa para a vítima. Folha de S.Paulo, 02/07/2009
Roddick negou que a derrota tenha sido "cruel" e parabenizou o campeão. Folha de S.Paulo, 05/07/2009
cruel

Outras informações sobre a palavra

Possui 5 letras
Possui as vogais: e u
Possui as consoantes: c l r
A palavra escrita ao contrário: leurc

Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.