A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada.
Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. Assim, para que ocorra crase é necessário que haja a preposição a e o artigo definido a indicativo de uma palavra feminina.
Na construção das... às... ocorre crase porque há uma determinação das horas. Ocorre a contração da preposição de com o artigo as antes da primeira hora (de + as = das), ocorrendo também a contração da preposição a com o artigo as antes da segunda hora (a + as = às).
Uma forma fácil de verificar a ocorrência de crase é pela substituição da última hora pela palavra masculina meio-dia. Se a forma correta for ao meio-dia, também será às 12h, às 11h, às 17h. Havendo a junção da preposição a com o artigo definido o (a + o = ao), também haverá a junção da preposição a com o artigo definido as (a + as = às).
Na indicação de horas, ocorre crase quando é feita uma indicação exata e determinada das horas, havendo tanto a presença da preposição a como do artigo definido as.
Não ocorre crase com as preposições para, desde, após e entre. Isso acontece porque essas preposições não contraem com o artigo definido as. Nas construções para as, desde as, após as e entre as não está presente a preposição a, apenas o artigo definido as que precede as horas.
A construção de… a… tem um uso diferente. Indica quantas horas de uma determinada atividade são realizadas em média, não a hora a que a atividade começa e acaba.
Não ocorre crase porque não estão presentes artigos definidos antes dos numerais indicativos da quantidade de horas. Apenas estão presentes a preposição de e a preposição a.
A abreviatura correta da palavra horas é apenas um h minúsculo. A abreviatura hrs está errada, bem como as abreviaturas com letra maiúscula e ponto.
Formas corretas: 5h, 18h, 23h, 9h
Formas erradas: 5h., 18hrs, 23hr, 9H
Veja também: