Demais indica intensidade e é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios. Por exemplo: falar demais (falar = verbo), lindo demais (lindo = adjetivo), escrever bem demais (bem = advérbio).
De mais indica quantidade a mais e é usado ao lado de substantivos. Exemplo: coisas de mais (coisas = substantivo), gente de mais (gente = substantivo).
Assim, tanto "demais" (junto) como "de mais" (separado) são construções possíveis, usadas em situações diferentes.
Demais, escrito de forma junta, é um advérbio de intensidade. É utilizado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios, para indicar que alguma coisa é feita de forma intensa e excessiva.
É sinônimo de: em excesso, em exagero, excessivamente, muito, muitíssimo, além da conta, em demasia, demasiadamente.
Em linguagem coloquial, demais é usado para indicar que alguém ou alguma coisa é muito boa, excessivamente boa, mantendo-se a indicação de intensidade:
Demais pode ser também sinônimo de: os outros, os restantes. Com esse sentido, é um pronome indefinido plural e vem sempre precedido dos artigos definidos os ou as: os demais ou as demais.
Demais pode também significar: além disso, além desse fato, de resto e ademais, indicando alguma coisa além do que já foi referido.
De mais, escrito de forma separada, é uma locução adverbial. É utilizada ao lado de substantivos, para indicar uma noção de maior quantidade.
De mais é sinônimo de “a mais” e antônimo de “de menos”:
Açúcar de mais é o mesmo que açúcar a mais.
Açúcar de mais é o contrário de açúcar de menos.
Na expressão nada de mais, a expressão de mais está sendo utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, não sendo nada de importante ou nada de interessante:
A sequência de palavras de e mais pode ser utilizada para indicar de maior quantidade, sendo apenas a preposição de seguida do pronome mais.
Não confunda mais! Assista ao vídeo e aprenda de forma rápida: