As duas formas existem e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.
Debaixo, escrito de forma junta, é um advérbio de lugar. Deve ser usado para indicar algo ou alguém que está numa posição verticalmente inferior ou numa posição de inferioridade:
De baixo, escrito em separado, é utilizado quando baixo assume a função de um adjetivo ou quando há uma correlação com a palavra cima:
A palavra debaixo indica algo ou alguém que está numa posição verticalmente inferior, sendo sinônima de embaixo, sob, abaixo, por baixo e inferiormente.
Este advérbio é usualmente utilizado na locução adverbial debaixo de, sinônima de embaixo de, sob e abaixo de, se referindo a uma posição inferior.
Debaixo pode indicar também uma situação difícil ou de inferioridade, ou seja, em decadência, em ruína, na dependência e na sujeição.
A palavra debaixo é formada a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: de + baixo = debaixo.
A expressão de baixo, escrita de forma separada, é usada quando a palavra baixo assume a função de um adjetivo, caracterizando algo ou a função de um substantivo, se relacionando com a palavra cima.
A expressão de baixo é formada pela preposição de e pelo adjetivo ou substantivo baixo.
Assista ao nosso vídeo para aprender de forma divertida e nunca mais confundir o uso de debaixo e de baixo: