Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Decente se refere a alguma coisa ou alguém que é decoroso, digno, honesto, asseado, correto, em conformidade com o que é esperado.
Descente se refere ao agente da ação, àquilo ou àquele que desce.
Decente indica alguém que age com decência, moral e ética, sendo sinônimo de honesto, honrado, íntegro, distinto, puro, casto, virtuoso, adequado, conveniente, limpo, asseado, entre outros.
A palavra decente tem sua origem na palavra em latim decens, devendo assim ser escrita sem s na primeira sílaba: de-cen-te. Tal como a palavra decente, suas palavras cognatas deverão ser escritas também sem s na primeira sílaba, como decência e decentemente.
Descente se refere a algo que se dirige para baixo, sendo sinônimo de cadente e descendente. Pode significar também uma descida, ou seja, um curso de água que desce, bem como a maré que baixa, ou seja, refluxo ou vazante.
A palavra descente é formada a partir de derivação sufixal, tendo sido acrescentado o sufixo -ente ao verbo descer: descer + -ente. O sufixo nominal -ente junta-se a um verbo para dar origem a um adjetivo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: combatente, sapiente, existente,…
Tal como a palavra descente (des-cen-te), as suas palavras cognatas deverão ser também escritas com s na primeira sílaba: descer, descendente, descensão,…
Descente e decente são adjetivos uniformes, ou seja, comuns de dois gêneros porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são adjetivos uniformes: