A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada, porque deixou de ser acentuada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Deem é a forma conjugada do verbo dar na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo.
Verbo dar – Presente do subjuntivo:
(que eu) dê
(que tu) dês
(que ele) dê
(que nós) demos
(que vós) deis
(que eles) deem
Verbo dar - Imperativo:
--- (eu)
dá (tu)
dê (você)
demos (nós)
dai (vós)
deem (vocês)
O verbo dar possui vários significados, sendo frequentemente utilizado pelos falantes. Refere-se ao ato de pôr outra pessoa na posse de algo, de organizar um evento, de transmitir informação, de realizar uma ação, de ser a causa de algo, de suceder um acontecimento, de ter como consequência, de se dedicar, de ter uma relação harmoniosa, de ser suficiente, de bater, de dar conta de, entre outros.
Dar é sinônimo de conceder, doar, oferecer, fornecer, realizar, informar, originar, provocar, realizar-se, resultar, aplicar-se, adequar-se, bastar, bater, entender.
Segundo o atual acordo ortográfico, já não deverá ser utilizado o acento circunflexo em verbos com conjugações da 3.ª pessoa do plural terminadas em -eem.
Antes da reforma ortográfica:
Depois da reforma ortográfica:
Embora o acento circunflexo tenha sido eliminado na forma verbal deem, indicativa do plural, mantém-se na forma verbal dê, indicativa do singular.
Dê (singular):
Deem (plural):
As formas conjugadas dos verbos vir e ter (e seus derivados) na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo mantêm o acento circunflexo, visto serem terminadas em -em e a retirada do acento circunflexo ter ocorrido apenas nas palavras terminadas em -eem. Assim, conjuga-se: eles têm, eles vêm, eles mantêm, eles detêm.