Os adjetivos deferido e diferido existem na língua portuguesa e estão corretos. Seus significados são diferentes, por isso devem ser usadas em situações diferentes.
Deferido indica, principalmente, algo que foi atendido ou aprovado: requerimento deferido, pedido deferido, registro deferido,...
Diferido indica, principalmente, algo que foi adiado para um momento posterior: pagamento diferido, salário diferido, valor diferido, sessão diferida,...
O adjetivo deferido, com e na primeira sílaba, indica algo que obteve deferimento, ou seja, que se atendeu, foi concedido ou se despachou de forma favorável. É sinônimo de atendido, aprovado, concedido, consentido, outorgado, aceito e despachado, entre outros.
Deferido é o particípio do verbo deferir, que tem sua origem na palavra em latim deferre. Assim, tanto deferir como deferido devem ser escrito com e na primeira sílaba, tal como outras palavras cognatas de deferir e as suas formas conjugadas.
Palavras da mesma família: deferir, deferido, deferimento, deferível,...
Formas nominais do verbo deferir: deferido, deferindo, deferir.
O adjetivo diferido, com i na primeira sílaba, indica algo que foi adiado para um momento posterior ou que se demorou na sua realização. É sinônimo de adiado, delongado, procrastinado, protelado, retardado, atrasado, demorado, dilatado e prorrogado, entre outros.
Diferido é o particípio do verbo diferir, que tem sua origem na palavra em latim differre. Assim, tanto diferir como diferimento devem ser escritos com i na primeira sílaba, tal como outras palavras cognatas de diferir e as suas formas conjugadas.
Palavras da mesma família: diferir, diferido, diferimento, diferível,...
Formas nominais do verbo diferir: diferido, diferindo, diferir.
As palavras diferido e deferido são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: