A forma correta de escrita da palavra é descanso, com s. A palavra descanço, com ç, está errada.
A palavra descanso pode ser um substantivo masculino, sinônimo de repouso, ou uma forma conjugada do verbo descansar: eu descanso.
Enquanto substantivo, a palavra descanso se refere ao próprio ato de descansar, ou seja, ao ato de se livrar do cansaço, da agitação e das preocupações, obtendo tranquilidade e sossego, repousando ou dormindo.
Pode significar ainda um objeto que serve de apoio a alguma parte do corpo ou que serve de apoio a outro objeto, como os suportes de travessas, ferros,… Significa também o espaço entre os lanços de uma escada, ou seja, um patamar.
Descanso é sinônimo de repouso, folga, vagar, ócio, tranquilidade, sossego e paz, entre outros.
Enquanto forma verbal, descanso é a forma conjugada do verbo descansar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Verbo descansar – Presente do indicativo:
(Eu) descanso
(Tu) descansas
(Ele) descansa
(Nós) descansamos
(Vós) descansais
(Eles) descansam
A palavra descanso tem sua origem no verbo descansar, formado a partir de derivação prefixal. Ocorre a junção do prefixo des- ao verbo cansar: des- + cansar. O prefixo des-, de origem latina, indica uma negação, uma ação contrária.
Por sua vez, o verbo cansar tem sua origem na palavra em latim campsare, devendo assim ser escrito com s, nunca com ç. Também com s deverão ser escritas todas as formas conjugadas de descansar, bem como as palavras cognatas deste verbo.
Palavras da mesma família: