As palavras desmistificar e desmitificar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Desmistificar significa retirar o caráter místico de algo, ou seja, retirar o caráter misterioso e enganador de algo. Desmitificar significa retirar o caráter de mito de algo, ou seja, retirar o caráter fantástico de algo.
O verbo desmistificar se refere ao ato de retirar o caráter místico ou misterioso de alguém ou de algo, desfazendo um erro ou esclarecendo uma situação misteriosa e enganadora. É sinônimo de desmascarar, revelar, desnudar, denunciar e desvendar.
Desmistificar é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo des- ao verbo mistificar, alterando o seu sentido: des- + mistificar. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma ação em sentido contrário.
O verbo desmitificar se refere ao ato de desfazer um mito, de retirar o caráter de lenda de alguém ou de alguma coisa, como de uma entidade considerada superior, tornando-a comum. É sinônimo de demitologizar e de banalizar.
Desmitificar também é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo des- ao verbo mitificar, alterando o seu sentido para a indicação de um sentido contrário: des- + mitificar.
As palavras desmistificar e desmitificar são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: