Dilapidar ou delapidar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras dilapidar e delapidar existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras sinônimas. Podemos utilizar os verbos dilapidar ou delapidar sempre que quisermos referir o ato de gastar de modo desmedido, ou seja, desperdiçar, esbanjar, desbaratar, dissipar, malbaratar,… Podem significam também o ato provocar estragos, ou seja, destruir, arruinar e estragar. Há uma maior preferência pela utilização do verbo dilapidar, que é considerado o mais correto e socialmente aceite pelos falantes. O verbo delapidar aparece em dicionários como uma forma não preferencial do verbo dilapidar.

Exemplos:

  • O herdeiro dilapidou a fortuna da família.
  • O herdeiro delapidou a fortuna da família.
  • Delinquentes dilapidaram vários prédios no centro da cidade.
  • Delinquentes delapidaram vários prédios no centro da cidade.

O verbo dilapidar tem sua origem na palavra em latim dilapidare, que significa estragar com pedradas, devendo assim ser escrito com di na primeira sílaba. O verbo delapidar tem sua origem na palavra em latim delapidare, que também significa estragar com pedradas, devendo assim ser escrito com de na primeira sílaba. Também com a sílaba inicial diferente deverão ser escritas as formas conjugadas do verbo dilapidar e do verbo delapidar.

Verbo dilapidar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) dilapidei
(Tu) dilapidaste
(Ele) dilapidou
(Nós) dilapidamos
(Vós) dilapidastes
(Eles) dilapidaram

Verbo delapidar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) delapidei
(Tu) delapidaste
(Ele) delapidou
(Nós) delapidamos
(Vós) delapidastes
(Eles) delapidaram

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também