As palavras docente e discente representam conceitos contrários.
Docente é a pessoa que ensina, ou seja, o professor: Quem é o docente desta turma?
Discente é a pessoa que aprende, ou seja, o aluno: Os discentes estão fazendo um teste de português.
Enquanto substantivo, docente se refere ao professor, mestre, formador, educador, lente. Enquanto adjetivo, docente se refere a qualquer coisa relativa a professor, como corpo docente e avaliação docente.
Com origem na palavra em latim docens, docente deverá ser escrito com a sílaba inicial do-, tal como a palavra docência, cognata de docente.
Enquanto substantivo, discente se refere ao aluno, estudante, educando. Enquanto adjetivo, discente se refere a qualquer coisa relativa a quem estuda, sendo sinônimo de estudantil.
Com origem na palavra em latim discens, discente deverá ser escrito com a sílaba inicial dis-, tal como a palavra discência, cognata de discente.
Docente e discente são substantivos e adjetivos de dois gêneros, também chamados de uniformes, porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são, normalmente, adjetivos comuns de dois gêneros:
Docente e discente são palavras escritas de forma parecida e pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: