A forma correta de escrita da palavra é dormiu. A palavra durmiu está errada. Dormiu é a forma do verbo dormir conjugada na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. O verbo dormir se refere ao ato de adormecer, descansar no sono. Refere-se também ao ato de ter relação sexual com alguém, bem como ao ato de passar a noite em algum lugar. Este verbo é muito usado pelos falantes da língua portuguesa, possuindo diversos outros significados: estar tranquilo e sossegado; estar morto, sepultado; ser esquecido, posto de lado; ficar latente, sem manifestar sua existência; ficar com alguma parte do corpo dormente; distrair-se, não prestar a devida atenção; girar com rapidez tal que parece imóvel.
Verbo dormir - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) dormi
(Tu) dormiste
(Ele) dormiu
(Nós) dormimos
(Vós) dormistes
(Eles) dormiram
Exemplos:
Não façam barulho que ele dormiu mesmo agora.
Você sabia que ela dormiu com ele?
Esta noite, seu carro dormiu na rua.
Você está em recuperação porque você dormiu nas aulas.
Meu pé dormiu e eu não me consegui mexer.
O verbo dormir tem sua origem na palavra em latim dormire, devendo assim ser escrito com o na sua forma infinitiva. Também com o na primeira sílaba deverão ser escritas todas as palavras cognatas de dormir: adormecer, dormente, dormido, dorminhoco, dormitório, dormitar,…
A confusão entre o ou u na primeira sílaba surge porque, embora a maioria das formas conjugadas do verbo dormir sejam escritas com o na primeira sílaba, algumas formas sofrem alteração para u na primeira sílaba quando conjugadas no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo. Nunca no pretérito perfeito do indicativo, como é o caso da palavra dormiu.
Presente do indicativo:
(Eu) durmo
(Tu) dormes
(Ele) dorme
(Nós) dormimos
(Vós) dormis
(Eles) dormem
Presente do subjuntivo:
(Que eu) durma
(Que tu) durmas
(Que ele) durma
(Que nós) durmamos
(Que vós) durmais
(Que eles) durmam
Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) dorme
(Ele) durma
(Nós) durmamos
(Vós) dormi
(Eles) durmam