Dúvida, com acento agudo, é um substantivo para indicar incerteza e duvida, sem acentuação gráfica, é uma forma verbal do verbo duvidar.
O substantivo feminino dúvida é usado para indicar incerteza, indecisão, desconfiança, ceticismo, descrença, hesitação, dificuldade e problema, entre outras.
Exemplos com dúvida:
Dúvida é uma palavra proparoxítona, sendo obrigatoriamente acentuada, conforme as regras de acentuação da língua portuguesa. O acento agudo marca a tonicidade da sílaba dú, que é a sílaba tônica da palavra: DÚ-vi-da.
Duvida é a forma conjugada do verbo duvidar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (Ele duvida) e na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (Tu duvida).
Exemplos com duvida:
Verbo duvidar - presente do indicativo:
(Eu) duvido
(Tu) duvidas
(Ele) duvida
(Nós) duvidamos
(Vós) duvidais
(Eles) duvidam
Verbo duvidar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) duvida
(Ele) duvide
(Nós) duvidemos
(Vós) duvidai
(Eles) duvidem
O verbo duvidar indica, principalmente, o ato de descrer, de não acreditar em algo ou alguém, bem como o ato de suspeitar, desconfiar ou questionar algo. Pode indicar também o ato de hesitar, demonstrando incerteza.
Duvida é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba vi como sílaba tônica: du-VI-da. As palavras paroxítonas não necessitam da presença de um acento que marque a sílaba tônica. Assim, maioritariamente, não são acentuadas.