Encontrasse e encontra-se são duas formas conjugadas do verbo encontrar. Ambas estão corretas.
Encontrasse é a forma verbal indicativa da 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo:
Encontra-se é a forma verbal indicativa da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se:
A pronúncia das duas palavras é diferente. Em encontrasse, a sílaba tônica é tra (en-con-TRA-sse) e em encontra-se a sílaba tônica é con (en-CON-tra-se).
Através da próclise é possível verificar se a forma verbal deverá ser escrita com ss ou com hífen. A próclise pode ser exigida, por exemplo, através do uso de uma negação. Havendo a possibilidade de deslocação da partícula se para antes do verbo, a forma verbal deverá ser escrita com hífen. Não havendo essa possibilidade, deverá ser escrita com ss.
Forma verbal com ss permanece igual na negativa:
Forma verbal com -se pede a próclise na negativa:
O pretérito imperfeito do subjuntivo é um tempo verbal usado para expressar acontecimentos que estão condicionados por outros, bem como probabilidades e desejos.
Verbo encontrar - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) encontrasse
(Se tu) encontrasses
(Se ele) encontrasse
(Se nós) encontrássemos
(Se vós) encontrásseis
(Se eles) encontrassem
O pretérito imperfeito do subjuntivo é sempre conjugado com ss nas suas terminações.
O presente do indicativo é um tempo verbal usado, principalmente, para indicar uma ação que ocorre no exato momento da sua narração, bem como uma característica do sujeito ou um estado permanente de uma situação.
Verbo encontrar - Conjugação pronominal - Presente do indicativo:
(Eu) encontro-me
(Tu) encontras-te
(Ele) encontra-se
(Nós) encontramo-nos
(Vós) encontrais-vos
(Eles) encontram-se
Embora a ênclise seja a forma de colocação pronominal preferencial, o uso da próclise é predominante no português falado no Brasil.
A partícula se pode atuar também como partícula apassivadora, fazendo com que o objeto direto da oração assuma a função de sujeito numa oração na voz passiva, sofrendo a ação verbal.
Exemplos com a partícula apassivadora se:
A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: