A forma correta de escrita da palavra é enrolar, com apenas um r. A palavra enrrolar, com rr, está errada.
Devemos usar o verbo enrolar para referir o ato de dar a forma de rolo ou espiral, ou seja, dobrar, enroscar, arrolar, espiralar, bem como o ato de cachear os cabelos. Refere-se também ao ato de circundar algo pelo exterior, como embrulhar, enfaixar, envolver e também de se cobrir, de se agasalhar do frio. Enrolar significa ainda enganar alguém, complicar uma situação, fazer passar o tempo ou fazer desaparecer, sendo sinônimo de tapear, ludibriar, enredar, confundir, embromar, delongar, esconder e ocultar.
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, a consoante r pode ser pronunciada com uma vibração mais fraca e curta ou mais forte e prolongada.
No início das palavras, assume sempre uma pronúncia forte:
Quando aparece no meio das palavras, assume uma pronúncia fraca se aparece sozinha entre duas vogais:
No meio das palavras assume uma pronúncia forte se aparece duplicada entre duas vogais:
No caso de enrolar, assume uma pronúncia forte e com vibração prolongada não sendo necessário que se escreva com rr porque não se encontra entre duas vogais, mas sim entre uma consoante e uma vogal, tal como em:
O verbo enrolar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, sendo acrescentados o prefixo en- e o sufixo verbal -ar ao substantivo rolo: en- + rolo + -ar. O prefixo en indica um movimento para dentro, para uma posição interior. O sufixo verbal -ar, acrescentado à palavra rolo, forma um verbo a partir de um substantivo.
Apenas com um r deverão ser escritas todas as formas conjugadas do verbo enrolar, bem como todas as suas palavras cognatas.
Palavras da mesma família:
Verbo enrolar - Presente do indicativo:
(Eu) enrolo
(Tu) enrolas
(Ele) enrola
(Nós) enrolamos
(Vós) enrolais
(Eles) enrolam
Verbo enrolar - Presente do subjuntivo:
(Que eu) enrole
(Que tu) enroles
(Que ele) enrole
(Que nós) enrolemos
(Que vós) enroleis
(Que eles) enrolem