Os verbos entender e intender existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usados em situações diferentes.
Entender se refere principalmente ao ato de compreender.
Eu entendo os conteúdos da matéria de física.
Intender se refere principalmente ao ato de coordenar.
Eu intendo o departamento de marketing da empresa.
Entender é um verbo muito utilizado pelos falantes, possuindo uma grande variedade de significados. Refere-se ao ato de compreender, ter conhecimento, concluir, considerar, pretender, dizer respeito, entrar em acordo e entendimento, saber de si e ter por distração.
Todas as formas conjugadas do verbo entender deverão ser escritas com e inicial, bem como todas as palavras cognatas deste verbo.
Verbo entender – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) entendi
(Tu) entendeste
(Ele) entendeu
(Nós) entendemos
(Vós) entendestes
(Eles) entenderam
Palavras da mesma família:
Nota: Entender pode ser também um substantivo masculino, significando um entendimento, julgamento e opinião: No meu entender, essa atitude é errada!
O verbo intender, menos utilizado pelos falantes, se refere principalmente ao ato de superintender, administrar, coordenar e dirigir. Pode significar também o ato de tornar mais intenso, ou seja, intensificar, exacerbar, aumentar.
Todas as formas conjugadas do verbo intender deverão ser escritas com i inicial, bem como todas as palavras cognatas deste verbo.
Verbo intender – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) intendi
(Tu) intendeste
(Ele) intendeu
(Nós) intendemos
(Vós) intendestes
(Eles) intenderam
Palavras da mesma família:
As palavras entender e intender são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas:
Nota: Entender e intender têm origem na mesma palavra em latim: intendere.