A forma correta de escrita da palavra é enxerido, com e inicial e x na segunda sílaba: en-xe-ri-do. As palavras encherido, inxirido e inchirido estão erradas e ainda outras, como inxerido e incherido.
O erro na escrita da palavra enxerido é comum porque a consoante x e o dígrafo ch são pronunciados da mesma forma em diversas situações e também devido à proximidade sonora da vogal i e da vogal e.
O adjetivo enxerido é maioritariamente utilizado para indicar uma pessoa que se mete onde não é chamado, nos assuntos dos outros. Assim, é sinônimo de intrometido, metido, xereta, abelhudo, atrevido, bisbilhoteiro, curioso e indiscreto, entre outros
Enxerido pode indicar também, com menor uso, aquilo que está metido dentro de algo, alguém que é metido a conquistador ou algo que se enxeriu, que se inseriu.
O adjetivo enxerido é o particípio do verbo enxerir, que tem sua origem na palavra em latim inserĕre, que significa inserir.
Deverá ser escrito com x e não com ch porque, segundo as regras ortográficas do português, é habitualmente utilizada a consoante x após a sílaba inicial en-, como em:
A consoante x é também utilizada depois da sílaba inicial me-, depois de ditongos, em palavras de origem indígena e africana e em palavras aportuguesadas do inglês.