Enxurrada ou enchurrada

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é enxurrada, com x. A palavra enchurrada, com ch, está errada. O substantivo feminino indica uma torrente de água proveniente de chuvas abundantes, bem como um jorro de águas imundas. Com sentido figurado, indica uma grande quantidade de alguma coisa.

Exemplos:

  • As casas foram arrastadas pela enxurrada.
  • Mulher levada pela enxurrada foi socorrida e sobreviveu.
  • Isso irá desencadear uma enxurrada de comentários revoltados.

 
O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra, como no caso de enxurrada. 

Existem algumas regras que definem quando deve ser utilizado x ou ch. No caso de enxurrada, a regra indica que devemos utilizar o x nas palavras após a sílaba inicial en-: enxurrada, enxergar, enxoval, enxame, enxada, enxuto,…

Erradamente é estabelecida uma relação com a palavra enchente, corretamente escrita com ch. Contudo, enchente é uma exceção à regra, tal como: encher, encharcar, enchumaçar, enchouriçar, enchiqueirar,...

Enxurrada é sinônimo de torrente, aguaça, aluvião, alúvio, dilúvio, fluxo, enchente e cheia, bem como de quantidade, abundância, batelada, chorrilho, monte e montão, entre outras.

Fique sabendo mais!
Normalmente, o x é utilizado:

  • Depois da sílaba inicial me-: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão,…
  • Depois da sílaba inicial en-: enxergar, enxoval, enxame, enxada, enxuto,…
  • Depois de ditongos: caixa, baixo, peixe, feixe, frouxo, ameixa,…
  • Em palavras de origem indígena e africana: abacaxi, xavante, orixá, xará, …
  • Em palavras aportuguesadas do inglês: xampu, xerife,…

Existem, contudo, palavras que são exceções a essas regras, devendo ser escritas com ch, tal como: recauchutar, guache, caucho, mecha, encher, enchumaçar, encharcar, enchiqueirar, enchouriçar, enchova, enchapelar, preencher,…

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também