Dominar a norma culta não é tarefa fácil, nem mesmo para os mais estudados! A língua portuguesa apresenta diversas particularidades que nos podem induzir em erro. Muitas vezes, por hábito ou desconhecimento, cometemos erros sem saber que estamos errando. Veja se conhece as seguintes situações.
Fluido é um substantivo ou um adjetivo. Indica, principalmente, uma substância líquida ou gasosa. Pode indicar também aquilo que acontece de forma fácil e espontânea. É um dissílabo, sendo formado pelo ditongo ui na sua sílaba tônica (FLUI-do).
Fluído é uma forma verbal, o particípio do verbo fluir. É sinônimo de escoado, escorrido e vazado. É um trissílabo formado por um hiato, apresentando a vogal í como sílaba tônica (flu-Í-do).
Sutil indica que alguma coisa ou alguém tem sutileza, ou seja, que tem perspicácia e habilidade mental ou que é fino e delicado. É uma palavra oxítona, tendo til como sílaba tônica (su-TIL). Apresenta a forma variante subtil, escrita com b.
Sútil indica algo formado por várias partes cosidas e costuradas, mas é uma palavra com pouco uso. É uma palavra paroxítona, tendo sú como sílaba tônica (SÚ-til).
Aficionado se refere a uma pessoa que gosta muito de alguma coisa, sendo apaixonado, fanático e entusiasta.
Aficcionado é uma palavra errada. Não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, nem está dicionarizada.
Trilogia se refere, principalmente, a um conjunto de três obras literárias sequenciais e complementares. É sinônimo de saga.
Triologia é uma palavra errada. Não está dicionarizada, nem se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Cônjuge é um substantivo sobrecomum masculino, apresentando um só gênero para o masculino e o feminino. Indica cada uma das pessoas que está casada com a outra.
Cônjugue é uma palavra incorreta. Erradamente, é feita uma associação com a palavra conjugal.
O grama, substantivo masculino, indica uma medida de massa. Um quilograma são mil gramas.
A grama, substantivo feminino, indica diferentes tipos de ervas, como capim e mato.
Meio-dia e meia é a expressão correta. Indica o meio-dia mais meia hora, ou seja, a décima segunda hora do dia mais trinta minutos.
Meio-dia e meio é uma expressão errada. Nesta expressão, o numeral meio concorda com a palavra dia: meio dia. Contudo, a concordância do numeral deverá ser feita com a palavra hora: meia hora.
Festa junina é o nome da festa dedicada aos três santos de maior adoração dos brasileiros, que ocorre nos meses de junho e julho.
Festa julina e festa julhina são expressões erradas. Independentemente de a festa ser realizada em junho ou em julho, o nome da festa é sempre junina.
Veja também: