As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras antônimas, apresentando significados opostos.
A palavra esotérica é a mais utilizada pelos falantes: mundo esotérico, culto esotérico, amuleto esotérico, literatura esotérica, sites esotéricos, artigos esotéricos, produtos esotéricos,...
O adjetivo esotérico indica algo de difícil compreensão pelas pessoas comuns, como os conhecimentos de ordem sobrenatural. É sinônimo de hermético, obscuro, impenetrável, enigmático, misterioso e místico.
Na Antiga Grécia, as doutrinas esotéricas ou os ensinamentos esotéricos estavam destinados a um grupo restrito e fechado de pessoas qualificadas e especializadas.
Esotérico tem sua origem na palavra grega esôterikós, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba.
O adjetivo exotérico indica algo que é comum e do conhecimento público, não constituindo um mistério. É sinônimo de público, conhecido, exterior, comum e trivial.
Na Antiga Grécia, as doutrinas exotéricas ou os ensinamentos exotéricos estavam destinados a todos, sendo ensinados publicamente.
Exotérico tem sua origem na palavra em latim exotericus, pelo grego eksoterikós, devendo assim ser escrito com x na segunda sílaba.
Os adjetivos esotérico e exotérico são homófonos, ou seja, apresentam pronúncia igual, mas escrita e significados diferentes. Tanto a consoante s na palavra esotérico como a consoante x na palavra exotérico são pronunciadas com som de z.