A forma correta de escrita da palavra é espairecer. A palavra esparecer está errada porque está em desuso, sendo a forma arcaica da palavra espairecer. Devemos utilizar o verbo espairecer sempre que quisermos referir o ato de se distrair dos problemas e das preocupações, sendo sinônimo de distrair, desanuviar, desentediar, divertir, entreter, recrear e alegrar. Espairecer pode significar também o ato de passear para desanuviar, ou seja, perambular, vagar, divagar.
Exemplos:
O verbo espairecer é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o prefixo es-, mais o verbo pairar, mais o sufixo – ecer: es- + pairar + -ecer.
As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo es- é de origem latina e significa um movimento para fora, a retoma de um estado anterior. O sufixo verbal –ecer, acrescentado ao verbo pairar, forma um novo verbo a partir de um verbo. É um sufixo muito usado nos verbos incoativos, que indicam o início ou o desenvolvimento de um novo estado.
Assim, o verbo espairecer deve ser escrito com a sílaba pai na segunda sílaba, bem como todas as palavras cognatas de espairecer e todas as formas conjugadas desse verbo.
Palavras da mesma família: espairecer, espairecimento, espaireceiro, espaireçoso,…
Verbo espairecer – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) espaireci
(Tu) espaireceste
(Ele) espaireceu
(Nós) espairecemos
(Vós) espairecestes
(Eles) espaireceram