Use nossas ferramentas de Inteligência Artificial IA:

Esparecer ou espairecer

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é espairecer. A palavra esparecer está errada porque está em desuso, sendo a forma arcaica da palavra espairecer. Devemos utilizar o verbo espairecer sempre que quisermos referir o ato de se distrair dos problemas e das preocupações, sendo sinônimo de distrair, desanuviar, desentediar, divertir, entreter, recrear e alegrar. Espairecer pode significar também o ato de passear para desanuviar, ou seja, perambular, vagar, divagar.

Exemplos:

  • Estou passeando pela praia, tentando espairecer as ideias.
  • Já não me consigo concentrar, tenho que espairecer.
  • Você deveria espairecer um pouco antes de recomeçar seu estudo.

O verbo espairecer é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o prefixo es-, mais o verbo pairar, mais o sufixo – ecer: es- + pairar + -ecer.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo es- é de origem latina e significa um movimento para fora, a retoma de um estado anterior. O sufixo verbal –ecer, acrescentado ao verbo pairar, forma um novo verbo a partir de um verbo. É um sufixo muito usado nos verbos incoativos, que indicam o início ou o desenvolvimento de um novo estado.

Assim, o verbo espairecer deve ser escrito com a sílaba pai na segunda sílaba, bem como todas as palavras cognatas de espairecer e todas as formas conjugadas desse verbo. 
    
Palavras da mesma família: espairecer, espairecimento, espaireceiro, espaireçoso,…

Verbo espairecer – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) espaireci
(Tu) espaireceste
(Ele) espaireceu
(Nós) espairecemos
(Vós) espairecestes
(Eles) espaireceram

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também