As duas formas existem, mas são utilizadas em situações diferentes. Descubra quando usar cada uma corretamente.
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu).
Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
O erro no uso de está e estar acontece porque, numa fala corrente e informal, o r final dos verbos em sua forma infinitiva não é pronunciado (está em vez de estar, vê em vez de ver, dá em vez de dar).
Assim, a pronúncia das formas no infinitivo fica semelhante às formas oxítonas acentuadas na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Esse erro já não ocorre quando a 3.ª pessoa é paroxítona.
O infinitivo impessoal estar deverá ser usado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e quando não houver um sujeito definido, havendo ainda outros usos. A dúvida na utilização do infinitivo ocorre principalmente nas locuções verbais e nas frases com preposições.
Está, forma verbal no presente do indicativo, é usada principalmente para indicar uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também, entre outros usos, uma ação habitual, uma característica do sujeito e um estado permanente de uma situação.
Verbo estar – Presente do indicativo:
(Eu) estou
(Tu) estás
(Ele) está
(Nós) estamos
(Vós) estais
(Eles) estão
Está, forma verbal no imperativo, é usada para indicar uma ordem, conselho, solicitação ou súplica.
Verbo estar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) está
(Ele) esteja
(Nós) estejamos
(Vós) estai
(Eles) estejam
Uma forma fácil de resolver a dúvida é pela substituição da palavra duvidosa por outro infinitivo.
Exemplo: Ele deve está ou estar cansado?
Substituição por outro verbo no infinitivo: Ele deve ficar; ele deve permanecer; ele deve viver; ele deve sair.
Forma correta: Ele deve estar cansado.
Assista ao vídeo abaixo e veja algumas dicas para não se esquecer mais!
Atenção!
Esta mesma dúvida ocorre também com os verbos dar, ler e ver:
Existe ainda a palavra paroxítona esta, que é um pronome demonstrativo feminino singular usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso: