As palavras instância e estância existem na língua portuguesa e estão corretos. São usadas maioritariamente com os sentidos de: instância jurídica e estância turística. Devem ser usadas em situações diferentes visto apresentarem significados diferentes.
Exemplos:
O substantivo feminino instância é muito utilizado em linguagem jurídica, se referindo a uma jurisdição do poder judiciário. Refere-se também a um âmbito, domínio ou área, bem como a algo que está prestes a acontecer, como uma urgência ou iminência. Instância pode indicar também uma solicitação, súplica ou pedido insistente e urgente ou algo que é feito com insistência e empenho, como uma obstinação, teimosia e determinação. Tem sua origem na palavra em latim instantia, devendo assim ser escrito com i inicial.
Exemplos:
O substantivo feminino estância se refere, principalmente, a um local de estadia temporária para férias, tratamentos,… como uma estância hidromineral. Indica também a própria estadia num determinado lugar, bem como qualquer local de parada numa jornada. Além destes significados principais, apresenta também significados menos usados, como: um barracão onde vivem muitas pessoas, uma fazenda de criação de gado, um fortim militar, uma estrofe numa poesia,…
Exemplos:
As palavras estância ou instância são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: estância e instância, cumprimento e comprimento, eminente e iminente, descrição e discrição, entre outras.