Externo se refere a algo exterior, extrínseco, estrangeiro, sendo usado maioritariamente como um adjetivo: comércio externo. Esterno é um substantivo masculino e nomeia um osso localizado no tórax dos vertebrados. Assim, as palavras externo e esterno existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
O adjetivo externo tem sua origem na palavra externus, devendo assim ser escrito com x na primeira sílaba. Refere-se a algo exterior, que vem ou está na parte de fora ou no estrangeiro, sendo principalmente sinônimo de exterior. Pode significar também um medicamento aplicado no exterior do corpo ou um aluno que não reside no estabelecimento em que estuda.
Exemplos:
O substantivo masculino esterno tem sua origem na palavra sternum, devendo assim ser escrito com s na primeira sílaba. Refere-se a um osso achatado localizado no tórax dos vertebrados.
Exemplos:
As palavras esterno e externo apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: esterno e externo, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…
Fique sabendo mais!
Existe ainda a palavra hesterno. É pouco utilizada pelos falantes sendo usada apenas numa linguagem poética. Refere-se ao dia anterior ou a alguma coisa que aconteceu no dia antecedente.