Esterno ou externo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Externo se refere a algo exterior, extrínseco, estrangeiro, sendo usado maioritariamente como um adjetivo: comércio externo. Esterno é um substantivo masculino e nomeia um osso localizado no tórax dos vertebrados. Assim, as palavras externo e esterno existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

Exemplos:

  • Está sendo renovada a parte externa da casa. (externo = exterior)
  • Meu filho fraturou o esterno em um acidente de moto. (esterno = osso do corpo humano) 

O adjetivo externo tem sua origem na palavra externus, devendo assim ser escrito com x na primeira sílaba. Refere-se a algo exterior, que vem ou está na parte de fora ou no estrangeiro, sendo principalmente sinônimo de exterior. Pode significar também um medicamento aplicado no exterior do corpo ou um aluno que não reside no estabelecimento em que estuda.

Exemplos:

  • Proibida a entrada a pessoas externas ao serviço.
  • Aquele país receberá apoio financeiro externo para superar os problemas econômicos atuais.
  • Este medicamento é de uso externo.
  • Fabrício é um aluno interno, mas Pedro é um aluno externo.

O substantivo masculino esterno tem sua origem na palavra sternum, devendo assim ser escrito com s na primeira sílaba. Refere-se a um osso achatado localizado no tórax dos vertebrados.

Exemplos:

  • Para realizar a cirurgia ao coração, o cirurgião fez um corte no esterno do paciente.
  • O esterno está articulado com as duas clavículas e as sete primeiras costelas.
  • O esterno fornece sustentação às costelas, formando a caixa torácica, essencial para a proteção de vários órgãos.

As palavras esterno e externo apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: esterno e externo, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…

Fique sabendo mais!
Existe ainda a palavra hesterno. É pouco utilizada pelos falantes sendo usada apenas numa linguagem poética. Refere-se ao dia anterior ou a alguma coisa que aconteceu no dia antecedente.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também