A forma mais correta de escrita da palavra é estresse. A palavra extresse está errada. A palavra stress é a forma original da palavra em inglês e a forma mais utilizada no português de Portugal. Estresse é a forma mais utilizada no português do Brasil.
Estresse é um substantivo masculino e se refere a um conjunto de reações do organismo que provocam perturbação e esgotamento emocional ou físico.
Estresse é sinônimo de depressão, esgotamento, estafa, ansiedade, pressão, exaustão, extenuação, cansaço e fadiga, entre outros.
Estresse é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra em inglês stress. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra stress foi aportuguesada para estresse com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).
Estresse é também a forma conjugada do verbo estressar na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
Verbo estressar - presente do subjuntivo:
(Que eu) estresse
(Que tu) estresses
(Que ele) estresse
(Que nós) estressemos
(Que vós) estresseis
(Que eles) estressem
Verbo estressar -imperativo:
(Eu) ---
(Tu) estressa
(Ele) estresse
(Nós) estressemos
(Vós) estresseis
(Eles) estressem
O verbo estressar indica o ato de sentir ou causar estresse, sendo sinônimo de esgotar, cansar, exaurir, extenuar, fatigar e estafar. O verbo extressar, com x, está errado e o verbo stressar, embora polêmico, está reconhecido em alguns dicionários de português de Portugal.