A forma correta de escrita da palavra é família, com acento agudo na sílaba mí e com a consoante l: fa-mí-li-a. A palavra familia (sem acento) e a palavra familha (com o dígrafo lh) estão erradas.
O substantivo feminino família indica, principalmente, um grupo de pessoas que têm relação de parentesco (naturais e adquiridas) ou que vivem juntos, bem como que têm origem nos mesmos ascendentes. Família indica também qualquer grupo de coisas ou seres que partilhem características comuns.
Família é sinônimo de familiares, parentes, parentada, casa, linhagem, grupo, categoria, espécie e tipo, entre outros.
A consoante l é frequentemente confundida com o dígrafo lh quando forma a sílaba li, devido a sua parecida pronúncia.
Erros como familha em vez de família são frequentes, ocorrendo também em outras palavras como:
A palavra família, terminada em -ia, é considerada por alguns gramáticos como paroxítona e por outros como proparoxítona. Isso porque alguns consideram -ia um ditongo crescente, outros consideram -ia um hiato.
É uma palavra paroxítona se for considerado que é formada por um ditongo: fa-mí-lia. É acentuada, porque se acentuam graficamente as palavras paroxítonas terminadas em ditongos crescentes.
É uma palavra proparoxítona se for considerado que é formada por um hiato: fa-mí-li-a. É acentuada, porque todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.
O atual acordo ortográfico considera a palavra família e as diversas palavras que se encontram nessa situação como proparoxítonas.