Use nossas ferramentas de Inteligência Artificial IA:

Feminino de indivíduo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, apresentando um só gênero para indicar o masculino e o feminino: o indivíduo.

O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é o senhor João.
O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é a dona Helena.

Exemplos:
Quem é aquele indivíduo? É a professora da quinta série.
Minha filha, você é um indivíduo desta sociedade.
Os indivíduos femininos podem se retirar.

Na língua portuguesa existem dois gêneros gramaticais: o masculino e o feminino. A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal o átona final nas palavras no masculino pela vogal a, indicando assim sua forma feminina.

Contudo, esta regra não se aplica ao substantivo indivíduo porque indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, que apresenta apenas um gênero: o indivíduo.

Substantivos sobrecomuns são os que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. Existem outros substantivos sobrecomuns na língua portuguesa: a criança, a pessoa, o animal, a testemunha, a vítima, …

Atenção!
O substantivo feminino indivídua é usado muitas vezes de forma pejorativa numa linguagem informal, significando uma fulana, uma mulher qualquer.

Exemplo:
Aquela indivídua não é de confiança.

Fique sabendo mais!
A palavra indivíduo, enquanto adjetivo com significado de alguma coisa que não se divide, aceita flexão em gênero. Sendo, assim, correto usar a palavra indivídua enquanto adjetivo, sinônimo de indivisa, una.

Exemplo:
Os valores desta transição financeira são indivíduos.
As quantias desta transição financeira são indivíduas.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também