Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros: Santo Antônio, São Pedro e São João.
O nome festa julhina é maioritariamente considerado errado, mas o nome festa julina é polêmico, sendo defendido por alguns e criticado por outros.
Não necessariamente. Embora seja comum a afirmação de que as festas juninas decorrem em junho e as festas julinas decorrem em julho, a forma correta é sempre festa junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.
Embora haja uso da palavra julina, é considerada por muitos uma criação desnecessária, visto o adjetivo junino estar relacionado não somente com o mês de junho, mas também com as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, realizadas preferencialmente nesse mês.
Podemos verificar esse sentido em expressões como:
Junina é a forma feminina do adjetivo junino.
A palavra junino é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ino à palavra juniu, forma latina da palavra junho: jun(iu) + -ino. O sufixo -ino forma adjetivos a partir de substantivos e indica uma relação, origem ou natureza.