As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo ficar. A principal dúvida na utilização desses dois verbos ocorre no imperativo. Fica está conjugado na 2.ª pessoa do singular do imperativo, devendo ser usado com o pronome tu. Fique está na 3.ª pessoa do singular do imperativo, devendo ser usado com o pronome você.
Desde que haja uniformidade no tratamento, o falante pode optar por qualquer uma das formas, ou seja, optar pelo tratamento feito com tu ou feito com você. Terá apenas que uniformizar todas as formas verbais e pronomes utilizados, uma vez que, embora ambas se refiram à 2.ª pessoa do discurso, tu se refere à 2.ª pessoa gramatical e você se refere à 3.ª pessoa gramatical.
Verbo ficar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) fica
(Ele) fique
(Nós) fiquemos
(Vós) ficai
(Eles) fiquem
Exemplos com o verbo ficar:
Exemplos com outros verbos:
No português falado no Brasil, há uma clara predominância do você, em detrimento do tu. O mesmo não se verifica no português falado em Portugal, onde ambas as situações são utilizadas correntemente.
Atenção!
Além da conjugação no imperativo, fica também pode ser a forma do verbo ficar conjugada na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo e fique a forma conjugada na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Verbo ficar – Presente do indicativo:
(Eu) fico
(Tu) ficas
(Ele) fica
(Nós) ficamos
(Vós) ficais
(Eles) ficam
Verbo ficar – Presente do subjuntivo:
(Que eu) fique
(Que tu) fiques
(Que ele) fique
(Que nós) fiquemos
(Que vós) fiqueis
(Que eles) fiquem
Exemplos: